sábado, 29 de janeiro de 2022

O que é que a Universidade de Lisboa ainda está à espera para revogar o doutoramento honoris causa de Ricardo Salgado ?


Muito recentemente o septuagenário músico Canadiano Neil Young foi noticia porque fez um ultimato à plataforma de streaming Spotify, obrigando aquela a escolher entre ele e um monte de merda de nome Joe Rogan, famoso especialista em fake news. 

A Spotify decidiu preferir o monte de merda, porque pelos vistos nos dias que correm a merda dá muito mais lucro.  Tendo em conta que Neil Young preferiu perder dinheiro, muito dinheiro, do que ter de suportar partilhar a mesma plataforma de um conhecido desinformador, faz sentido questionar se esse facto não é merecedor de um doutoramento honoris causa, na justa medida em que os académicos tem o dever de denunciar ataques à verdade "Scientists must be willing to speak out when they see false information being presented in social media, traditional print or broadcast press”.

Aqueles que acham que aquilo que fez o Neil Young é coisa pouca para merecer um doutoramento honoris causa, convém lembrar aqueles muitos que o receberam tendo feito muito menos para o merecer, como por exemplo o famoso ex-banqueiro Ricardo Salgado, que recebeu um doutoramento honoris causa, não por uma qualquer desconhecida universidade privada, mas pela Universidade de Lisboa. não se percebendo porém, o que é que a referida universidade ainda está à espera para revogar o referido doutoramento honoris causa ? Acaso na Universidade de Lisboa ainda há quem tenha dúvidas sobre o demérito das acções do Sr. Salgado ?

PS - Recorde-se que o Regulamento do título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, refere logo no Artº 2 que aquele título pode ser atribuído a quem tenha "prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade" ou no mínimo dos mínimos, que se tenha distinguido "na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política".