O assunto quente do momento é a falta de médicos obstetras em vários hospitais. Pelo menos aparenta ser esse, muito embora e quase sempre em tudo aquilo que meta médicos o problema é quase sempre o de tentarem sacar mais algum ao Estado Português, o que faz prova que há algo de errado com a formação médica em Portugal (como também muito errado está há vários anos o acesso ao curso de medicina).
Relembre-se a este propósito um post anterior, onde comentei infelizes declarações do Bastonário da Ordem dos Médicos (um senhor que não larga a farda de sindicalista) que afirmou que os (pobres) médicos ganhavam "péssimamente mal", não conseguindo porém explicar porque é que nesse caso há médicos que emigram de país mais ricos do que Portugal (de Espanha e de Itália) para virem trabalhar para o nosso país. Será que estão desesperados para virem ganhar pessimamente mal ? https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/01/bastonario-da-ordem-dos-medicos.html
Em 2019 o então Director do Expresso sugeriu que se fizesse uma estátua dedicada aos contribuintes a quem os banqueiros conseguiram fazer desaparecer 20 mil milhões de euros. Na mesma altura, sugeri em alternativa que que a referida estátua, devia consistir apenas numa lista de nomes, de todos os referidos banqueiros e também de todos os Portugueses que foram condenados, com sentença transitada em julgado, por evasão fiscal (ou branqueamento de capitais) de valor superior a 1 milhão de euros https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/condenado-morte-banqueiro-que-nao.html
Nessa sequência acho que também devia haver uma lista a colocar em lugar público, onde fosse bem visível o nome daqueles médicos canalhas, que ao longo de décadas (e com o único objectivo de maximizarem a sua conta bancária) tudo fizeram para que não houvesse formação médica no nosso país a não ser em Lisboa, Porto e Coimbra e por conta dos quais Portugal se viu obrigado a importar médicos, até mesmo de países do terceiro mundo como Cuba (e também por conta dos quais muitos jovens Portugueses não tiveram outro remédio senão o de irem frequentar um curso de medicina no estrangeiro).
Declaração de interesses - Declaro que em post anterior critiquei os médicos que mais parece que frequentaram um curso do gamanço e declaro também que em posts anteriores manifestei a minha satisfação pelo facto da ciência estar a trabalhar de forma muito activa para mandar médicos radiologistas para o desemprego. Nomeadamente num post de Fevereiro de 2020 e num outro bastante mais recente de Fevereiro deste ano, onde até escrevi que o desemprego médico tem a grande vantagem de permitir afastar os médicos incompetentes e dessa forma evitar que eles possam prejudicar (ou até matar) pacientes.