domingo, 28 de maio de 2023

Yuval Noah Harari responde à pergunta: "Não sabendo que profissões vão existir (no futuro), o que é que a escola deve ensinar no presente ?"



No post acima listei 19 questões, que o ChatGPT considerou serem as mais relevantes para a espécie humana. Aquela que aparece na nona posição com a redacção "Podemos criar uma inteligência artificial que seja comparável à inteligência humana?" está agora muito mais perto de ter uma resposta positiva, em face do teor do artigo, de 155 páginas, que foi divulgado recentemente, https://arxiv.org/abs/2303.12712

No referido e polémico artigo, os seus autores afirmam que o modelo GPT-4, apresenta um desempenho quase humano, sendo capaz de solucionar desafios novos de elevada complexidadesem a necessidade de nenhuma orientação especial, inclusive nas áreas da matemática, da programação, da medicina, do direito, da psicologia e outras: 
"We demonstrate that, beyond its mastery of language, GPT-4 can solve novel and difficult tasks that span mathematics, coding, vision, medicine, law, psychology and more, without needing any special prompting. Moreover, in all of these tasks, GPT-4's performance is strikingly close to human-level performance"

Sobre o tema supra, recordo que no mês passado, num post publicado no dia 25 de Abril, já tinha divulgado um outro artigo, sobre as elevadas capacidades do GPT-4 na resolução de importantes desafios médicos https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/04/as-elevadas-capacidades-do-gpt-4-na.html

Ainda sobre os impactos futuros da Inteligência Artificial, o caderno principal do semanário Expresso publicou esta sexta-feira, uma extensa entrevista feita ao conhecido pensador Yuval Noah Harari, da qual entendo destacar a resposta à pergunta "Não sabendo que profissões vão existir (no futuro), o que é que a escola deve ensinar no presente ?"

Resposta do Yuval Noah Harari: "...As escolas não tem de dar informação às crianças porque elas estão inundadas de informação. Mas tem de ensiná-las a distinguir entre fontes de informação credíveis e não credíveis".

É claro que essa resposta, pede outra pergunta (que os jornalistas não fizeram), que é a de se saber,  como é que se pode ensinar uma criança a distinguir entre uma fonte de informação credivel e outra não credivel ? Felizmente, porém que o ChatGPT pode ajudar a responder a essa pergunta:

Resposta do ChatGPT:  Ensinar uma criança a distinguir entre uma fonte de informação credível e outra não credível é uma habilidade importante nos tempos atuais, em que a quantidade de informações disponíveis é vasta e nem todas são confiáveis. Aqui estão algumas orientações sobre como abordar esse assunto:
  1. Comece com conceitos básicos: Explique para a criança o que é uma fonte de informação, como livros, sites, jornais, revistas e vídeos. Ajude-a a entender que nem todas as fontes são confiáveis e que algumas podem conter informações incorretas ou enganosas.

  2. Ensine a avaliar a fonte: Mostre à criança como examinar a fonte de informação. Explique que é importante considerar quem escreveu a informação, qual é a sua expertise e se eles têm uma reputação confiável. Verifique se a fonte é reconhecida e respeitada na área em que está fornecendo informações.

  3. Verifique a veracidade dos fatos: Incentive a criança a verificar se as informações apresentadas são apoiadas por evidências, pesquisas ou fontes adicionais. Explique que informações confiáveis são baseadas em fatos verificáveis e podem ser corroboradas por várias fontes independentes.

  4. Analise a imparcialidade: Ajude a criança a entender que algumas fontes de informação podem ter um viés ou uma agenda específica. Ensine-a a considerar se a informação é apresentada de maneira imparcial ou se há uma intenção oculta por trás dela.

  5. Promova o pensamento crítico: Incentive a criança a fazer perguntas sobre a informação que está sendo apresentada. Encoraje-a a pensar criticamente, analisar diferentes perspectivas e procurar evidências antes de aceitar uma informação como verdadeira.

  6. Ensine sobre fontes confiáveis: Identifique e apresente à criança exemplos de fontes de informação confiáveis, como enciclopédias, sites de instituições educacionais, bibliotecas, jornais respeitáveis ​​e programas de TV educativos. Explique por que essas fontes são consideradas confiáveis e como utilizá-las.

  7. Acompanhamento e supervisão: Esteja presente para orientar a criança durante suas pesquisas e oferecer suporte quando ela encontrar informações duvidosas. Incentive-a a buscar a opinião de adultos confiáveis, como pais, professores ou bibliotecários, quando tiver dúvidas sobre a credibilidade de uma fonte.

  8. Seja um exemplo: Como adulto, você pode influenciar a criança ao modelar um comportamento de busca de informações confiáveis e ao compartilhar seu próprio processo de avaliação de fontes. Demonstre como você verifica a veracidade das informações antes de aceitá-las.