Ainda na sequência do post recente, acessível no link supra, sobre o "monopólio" visualizador do ChatGPT, é pertinente tentar compreender de que forma a comunidade académica mundial anda a estudar o fenómeno que domina a actualidade e que não o é somente pelos lucros fabulosos que se antecipam para aqueles que melhor conseguirem aproveitar as potencialidade da IA https://www.economist.com/business/2023/05/29/nvidia-is-not-the-only-firm-cashing-in-on-the-ai-gold-rush
Uma pesquisa hoje realizada na base Scopus, revela que até ao momento já foram indexadas naquela plataforma quase 600 publicações académicas. A área científica mais activa até agora, foi a área da medicina, que representa quase 50% dessas publicações, a que não será alheio, quer o facto do ChatGPT mostrar elevadas capacidades na resolução de importantes desafios médicos, como também o facto do mesmo ser, pelo menos de acordo com um estudo da universidade da Califórnia, capaz de dar respostas médicas com bastante mais empatia do que os próprios médicos.
A mesma pesquisa na plataforma Scopus revela ainda que a revista Annals of Biomedical Engineering é aquela com mais publicações relacionadas com o ChatGPT, estando o segundo lugar ocupado pela conhecida revista Nature. A segunda área com mais publicações sobre o ChatGPT é a área das ciências sociais, aparecendo somente em terceiro lugar a área da computação.
Listam-se abaixo os países mais "empenhados" no estudo do "fenómeno" ChatGPT, onde Portugal se apresenta num pouco honroso 44º lugar.
- United States - 181 publicações indexadas na Scopus
- United Kingdom - 54
- India - 53
- China - 43
- Australia - 38
- Germany - 28
- Italy - 26
- Canada - 22
- France - 17
- South Korea - 17
- Switzerland - 17
- United Arab Emirates - 14
- Brazil - 12
- Japan - 12
- Spain - 12
- Netherlands - 11
- Ireland - 9
- Nigeria - 9
- Singapore - 9
- Turkey - 9
- Austria - 8
- Denmark - 8
- Hong Kong - 8
- Israel - 8
- Saudi Arabia - 8
- Belgium - 7
- Cambodia - 7
- Jordan - 7
- Pakistan - 7
- Oman - 6
- Sweden - 6
- Taiwan - 6
- New Zealand - 5
- Croatia - 4
- Czech Republic - 4
- Poland - 4
- Slovakia - 4
- South Africa - 4
- Argentina - 3
- Egypt - 3
- Greece - 3
- Iraq - 3
- Malaysia - 3
- Portugal - 3