quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Testes PISA - Alunos burros ou velhacos ?

 

Depois de ontem, o jornal Público ter publicitado no seu site, os resultados dos alunos Portugueses, nos conhecidos testes PISA (onde logo a abrir diz que Portugal sofreu um trambolhão), artigo esse que hoje faz parte da versão impressa (páginas 6 a 9), um investigador da universidade Nova, não perdeu a oportunidade de logo correr a alinhavar uma crónica extremamente pessimista sobre os referidos resultados https://www.publico.pt/2023/12/05/sociedade/opiniao/pisa-andar-15-anos-tras-2072607

Paradoxalmente, não consigo (certamente porque me falta a inteligência necessária para esse efeito) alcançar o motivo para tanto pessimismo. O facto inegável, é que Portugal fica próximo da Alemanha e até acima da Noruega. Mas muito mais importante do que isso, estamos muito abaixo da China, país que costuma andar nos lugares cimeiros deste "ranking". E ainda bem que assim é, porque como escrevi há alguns anos atrás, em 2017, num documento inserido numa candidatura, o qual posteriormente, em 2019, tornei público no meu blogue, aquele país possui um sistema educativo que promove aquilo que não devia promover: "promotes conformity and obedience, not creativity and innovation which are needed in the present and in the future (Chu, 2017).https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/the-role-of-academia-towards-type-1.html

Mais detalhes sobre o datado e "falhado" sistema de educação Chinês (que ajuda os alunos daquele país a aparecerem no topo do ranking PISA) podem facilmente perceber-se pelas palavras de um professor universitário aposentado que escreveu algo parecido com isto: 
"no sistema educacional chinês, uma pergunta feita por um aluno em escolas chinesas pode significar uma das duas coisas: (1) o aluno é burro e não entendeu o que o professor já explicou (e o que todos os outros alunos entenderam), ou (2) o aluno é velhaco e quer descredibilizar o professor.."https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/11/chinas-nobel-gap.html

Declaração de interesses - Declaro que há vários anos atrás, já tinha mostrado não estar minimamente interessado em alinhar com o histerismo mais ou menos geeneralizado, dos alegadamente fracos resultados, dos alunos Portugueses, em testes internacionais, vide post "O pai da criança, os invertebrados de 20 valores e a dúvida Darwiniana" https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/12/o-pai-da-crianca-os-invertebrados-de-20.html

PS - Questão diferente, foi aquela que mencionei num post anterior, quando comentei um artigo publicado na The Economist, sobre o perigo do excesso de pessoas inteligentes, quando aqueles não conseguem chegar ao topo da pirâmide, a que se acham com direito, porque o sistema educativo erradamente os convenceu desse "merecimento" https://www.economist.com/finance-and-economics/2020/10/24/can-too-many-brainy-people-be-a-dangerous-thing