https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/11/ia-generativa-universidade-do-minho-e.html
Uma pesquisa efectuada no dia 30 de Novembro, na conhecida base de literatura científica indexada Scopus, revelou que a Universidade do Minho, se tinha tornado então a universidade com o melhor desempenho, em termos do rácio publicaçóes/docente, na importante área da Inteligência Artificial Generativa-IAG, o que conseguiu após ter ultrapassado a universidade de Aveiro. Vide post acessível no link supra.
Uma análise hoje efetuada na mesma base de dados, mostra que a universidade do Minho, consolidou entretanto essa posição de forma muito clara, com um crescimento substancial face à universidade que aparece na segunda posição. Faço notar que se a comparação for feita relativamente ao inicio do passado mês de Outubro, constata-se que a produção da universidade de Aveiro cresceu desde essa altura 44% enquanto que a da universidade do Minho cresceu 243%.
A prova inequívoca da supremacia da universidade do Minho, na área das publicações científicas sobre IAG, está bem patente no facto da sua produção indexada total representar 20 (vinte)% de toda a produção nacional (pública e privada), muito embora aquela universidade tenha aproximadamente apenas 6 (seis) % dos docentes do ensino ensino superior público, o que significa que essa percentagem será ainda menor para o total de docentes do ensino superior em Portugal.
A referida pesquisa, hoje efectuada, mostra também, que muito ironicamente, as universidades públicas que recebem mais dinheiro público para investigação, se andam a arrastar na área da IAG, com uma produção científica, que é muitíssimo inferior à da universidade do Minho, e é até mesmo inferior, pasme-se, à produção científica de vários politécnicos, o que não pode deixar de ser visto quase como uma humilhação. Vide lista abaixo.