sábado, 6 de janeiro de 2024

As universidades que lideram, as (endinheiradas) universidades que se arrastam e os politécnicos que humilham

https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/11/ia-generativa-universidade-do-minho-e.html

Uma pesquisa efectuada no dia 30 de Novembro, na conhecida base de literatura científica indexada Scopus, revelou que a Universidade do Minho, se tinha tornado então a universidade com o melhor desempenho, em termos do rácio publicaçóes/docente, na importante área da Inteligência Artificial Generativa-IAG, o que conseguiu após ter ultrapassado a universidade de Aveiro. Vide post acessível no link supra.

Uma análise hoje efetuada na mesma base de dados, mostra que a universidade do Minho, consolidou entretanto essa posição de forma muito clara, com um crescimento substancial face à universidade que aparece na segunda posição. Faço notar que se a comparação for feita relativamente ao inicio do passado mês de Outubro, constata-se que a produção da universidade de Aveiro cresceu desde essa altura 44% enquanto que a da universidade do Minho cresceu 243%.

A prova inequívoca da supremacia da universidade do Minho, na área das publicações científicas sobre IAG, está bem patente no facto da sua produção indexada total representar 20 (vinte)% de toda a produção nacional (pública e privada), muito embora aquela universidade tenha aproximadamente apenas 6 (seis) % dos docentes do ensino ensino superior público, o que significa que essa percentagem será ainda menor para o total de docentes do ensino superior em Portugal.

A referida pesquisa, hoje efectuada, mostra também, que muito ironicamente, as universidades públicas que recebem mais dinheiro público para investigação, se andam a arrastar na área da IAG, com uma produção científica, que é muitíssimo inferior à da universidade do Minho, e é até mesmo inferior, pasme-se, à produção científica de vários politécnicos, o que não pode deixar de ser visto quase como uma humilhação. Vide lista abaixo.

Univ do Minho........1.7 publicações IAG por centena de docentes doutorados
Univ. de Aveiro.......1.3
Pol. Bragança…….1.2
Pol. Santarém….…1.1
Pol. Setúbal…..…..0.9
Pol. Tomar……..….0.9
UBI.........................0.9
ISCTE………......…0.7
Univ. Nova..............0.7
Univ. do Porto.........0.6
Univ. de Lisboa.......0.6
UTAD………......….0.5
Univ. de Coimbra....0.4
Pol. Coimbra….......0.3
Univ. de Évora........0.2

Recordo que nesta data, a nível mundial, a conhecida universidade de Stanford, é aquela com maior número de publicações na referida área da Inteligência Artificial Generativa (mais até do que aquelas que foram produzidas por todas as universidades e politécnicos em Portugal) e que a melhor universidade europeia, nessa área, é a não menos conhecida universidade de Cambridge.

PS - Sobre a referida universidade de Stanford, vale a pena a leitura de um artigo muito recente, de investigadores dessa universidade, que conta também com a colaboração de investigadores da Google DeepMind e da Microsoft Research com o sugestivo título "Can AI Be as Creative as Humans?" https://arxiv.org/pdf/2401.01623.pdf