segunda-feira, 5 de agosto de 2024

A prova de um recorde inquebrável até 2029


No inicio de Novembro passado, produzi um post que na altura pode ter sido difícil de compreender, se não mesmo impossível, porque não continha dados suficientes para provar uma afirmação, que foi feita na parte final do mesmo. Afirmei então que na minha área científica, não havia ninguém, no Planeta Terra, com mais livros indexados na conhecida plataforma Scopus do que eu e que esse recorde era muito difícil de quebrar https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/11/amazon-livros-mais-vendidos.html

Essa prova faço-a agora, passados 9 meses. Quando se faz uma pesquisa nessa plataforma descobre-se que o terceiro lugar mundial, dos autores com mais livros indexados na minha área, é ocupado por diversos autores que possuem um total de 12 livros indexados, mas é irrelevante saber quem são eles, e qual a sua dinâmica de produção, porque mesmo que de repente (o que é muito pouco provável) começassem a produzir três livros por ano, já não conseguiriam quebrar o referido recorde, até 2029, o ano da minha aposentação.

O único e verdadeiro perigo, está no catedrático (de uma universidade da Austrália) que ocupa o 2º lugar mundial, titular de um impressionante Scopus h-index=94, e que possui 20 livros indexados. Sucede porém que ele necessitou de 20 anos para os produzir, pelo que não será agora, com os seus quase 70 anos de idade, que irá passar a produzir a um ritmo 300% superior ao que produziu nas últimas duas décadas. Mas mesmo que por algum milagre, esse improvável viesse a ter lugar, nem assim ele conseguiria quebrar o meu recorde, pela simples razão, que eu ainda não parei, nem irei tão cedo parar de produzir.