A conhecida revista Science acaba de publicar um artigo sobre o catedrático e também Reitor da Universidade de Salamanca (foto supra), que ficará na história daquela universidade e também na história da ciência, por conta de factos muito pouco éticos, visando inflacionar o seu número de citações, não só através do recurso a perfis falsos na plataforma Researgate: "Corchado had cited himself excessively in documents posted...on allegedly fake profiles on the social network ResearchGate, in one case including 100 references to past work in a four-paragraph paper", mas também através de 50 artigos publicados em 30 (trinta) conferências organizadas pelo seu grupo de investigação. Nalguns desses artigos 90% das referências citavam os artigos do agora novo Reitor.
Entretanto a editora que publicou esses artigos já avisou os seus autores que os irá despublicar. O artigo termina citando um catedrático de medicina da Universidade de Salamanca, que afirma ser terrível aquilo que agora está acontecer aquela universidade.
A referida e lamentável falta de ética (e outras de muitos outros investigadores) evidenciam bem a importância do tal projecto da Universidade de Berna, que paga aqueles que conseguem descobrir erros em artigos, chegando esse valor quase a 3000 euros, no caso da descoberta de erros graves que levem à despublicação desses artigos. https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2024/09/univ-of-berns-project-rewards-close-to.html
PS - Em Portugal, a U.Lisboa é a campeã absoluta de artigos despublicados e não é expectável que venha a perder esse título, tal é a diferença que a separa do segundo lugar.