terça-feira, 19 de julho de 2022

A informação enviesada do jornal Público sobre as taxas de desemprego de recém-licenciados por tipo de curso

 

O jornal Público analisou muito recentemente as estatísticas de desemprego de recém-licenciados que foram recentemente disponibilizadas no portal Infocursos. Na sequência dessa análise (infelizmente) acharam boa ideia divulgar uma lista de 37 cursos que não tem "nenhum aluno recém-licenciado inscrito no IEFP". 

Trata-se porém de uma informação que possui pouco interesse e que permite poucas extrapolações pela simples razão que desde logo não é possível comparar cursos que formam 20 alunos por ano com cursos que formam 200 alunos por ano. Olhando para lista do jornal Público, somos por exemplo levados a crer que o curso de Música, variante de Jazz (!!!) do Politécnico de Lisboa é um caso de sucesso em termos de empregabilidade, somente porque aparece na referida lista, mas por exemplo muitos cursos de engenharia não o são, porque não aparecem na mesma lista. Pelo que somente a lista relativa aos cursos com maior taxa de desemprego fornece informação minimamente útil. 

E de facto se olharmos para os 40 cursos com a maior taxa de desemprego de recém licenciados constata-se que há 7 cursos de universidades públicas, 12 cursos de universidades privadas, 19 cursos de politécnicos públicos e 2 cursos de politécnicos privados. Turismo e Gestão são os dois cursos com mais recém-licenciados desempregados. Conclui-se também que não há nenhum curso de engenharia no Top 40 dos cursos com mais recém licenciados desempregados. 

Declaração de interesses - Declaro que partilho da opinião que vi escrita em 2021 num jornal asiático, sobre o facto dos engenheiros serem uma "raça especial", não só porque fazem muito mais falta do que os advogados (Presidente do Santander dixit) mas por conta da importância da sua formação (direcionada para a resolução de problemas em moldes que a neurociência recentemente explicou) que é especialmente importante à luz do principio da utilidade, o qual foi mencionado no post https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/11/ronaldo-versus-attenborough.html neste contexto vide abaixo a lista dos 14 grandes desafios da engenharia a nível mundial, que mostram bem a importância crucial desta área:

* Make solar energy affordable.
* Provide energy from fusion.
* Develop carbon sequestration methods.
* Manage the nitrogen cycle.
* Provide access to clean water.
* Restore and improve urban infrastructure.
* Advance health informatics.
* Engineer better medicines.
* Reverse-engineer the brain.
* Prevent nuclear terror.
* Secure cyberspace.
* Enhance virtual reality.
* Advance personalized learning.
* Engineer the tools for scientific discovery

http://www.engineeringchallenges.org/File.aspx?id=11574&v=34765dff