quarta-feira, 20 de julho de 2022

Um recorde lastimável _ Universidade de Coimbra é novamente campeã nacional de áreas excluídas do ranking Shanghai


O conhecido ranking Shanghai acaba de revelar os resultados para 2022 em termos das áreas científicas mais competitivas. Uma análise as instituições de ensino superior Portuguesas, revela que da mesma forma como já tinha acontecido na edição de 2020,  https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/08/universidade-de-coimbra-e-campea.html a universidade de Coimbra volta novamente este ano a ser a universidade Portuguesa com maior número de áreas científicas que deixaram de fazer parte do grupo das 500 melhores classificadas a nível mundial. Em 2019 a Universidade de Coimbra tinha mais de 30 áreas nesse grupo, em 2020 passou para pouco mais de 20 e agora já só possui pouco mais de uma dúzia de áreas no Top 500.  E se continuar neste ritmo nos próximos anos terá menos de uma dezena. É assim tristemente impressionante constatar a forma consistente como regrediu ao longo dos últimos anos a competitividade científica desta universidade, que é agora, oficialmente, cientificamente menos competitiva do que a Universidade de Aveiro.

Quem não perdeu tempo a publicitar os resultados neste ranking foi a Universidade de Lisboa, que é aquela que em Portugal tem mais áreas científicas neste prestigiado ranking (43 áreas). https://www.ulisboa.pt/noticia/ranking-de-shanghai-22-posiciona-43-areas-cientificas-da-ulisboa-entre-melhores-do-mundo Aquilo que porém o comunicado da Universidade de Lisboa não revela é que a área de Engenharia de Telecomunicações deixou este ano de fazer parte do Top 500 do referido ranking. Assim sendo, aqueles alunos que este ano pretendem candidatar-se aquele curso, ficam assim a saber que, o único curso de Engenharia de Telecomunicações, que neste país ainda consegue aparecer no referido ranking (pelo que não precisam assim de emigrar para frequentarem um curso de topo a nível mundial) é o da Universidade de Aveiro. 

PS - Ainda no contexto supra recorde-se a promessa incumprida de um alto responsável da universidade de Coimbra https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/08/a-promessa-incumprida-do-vice-reitor.html