sábado, 9 de julho de 2022

Expresso divulga as fortunas ganhas pelos "árbitros" dos tribunais arbitrais


Em Outubro de 2021 o semanário Expresso divulgou pormenores (verdadeiramente escandalosos), sobre a justiça arbitral, que divulguei no post, acessível no link acima, que teve um inusitado número de quase 30.000 visualizações

Ontem o Expresso voltou ao mesmo tema e divulgou na secção de Economia, detalhes sobre os honorários dos árbitros desses tribunais, onde há alguns que ganham 20.000 euros (ou mais) por cada Acórdão, e numa amostra de 1000 sentenças se tenha constatado que um único árbitro tratou de 238 processos. Admitindo que nem todos os Acórdãos valem honorários de 20.000 euros e que alguns terão valor inferior, então mesmo partindo de um valor médio de 10.000 euros por Acórdão isso significa que em tese o referido árbitro embolsou mais de 2 milhões de euros. 

Infelizmente é impossível saber o nome dos novos (árbitros) milionários, porque os nossos queridos políticos trataram de classificar como matéria secreta as decisões dos tribunais abritrais, mesmo quando digam respeito a casos que envolvam o Estado. Isto é, em que o dinheiro sai do bolso dos contribuintes. Esse secretismo porém só agrava o manto de suspeição sobre a dita (milionária) justiça arbitral.