sexta-feira, 19 de maio de 2023

Já é tarde, muito tarde, para se acabar com certos e ignominiosos luxos públicos


Hoje fica-se a saber pela secçáo de Economia do Expresso, que ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, quando o Banco de Portugal pagava ao Estado mais de 600 milhões de euros, este ano o Estado irá receber menos de 300 milhões e nos próximos anos irá receber ainda muito menos. Centenas de milhões de euros que assim de repente deixam de entrar nos cofres públicos. Evaporaram-se !

Tendo porém em conta que a parcela a entregar anualmente ao Estado é função do lucro obtido por aquela instituição e tendo em conta que esse lucro é tanto menor quanto maiores os luxos salariais que se praticam naquela casa, onde o salário médio é de 6000 euros/mês, que acumulam com a possibilidade de contratar empréstimos a uma generosa taxa de apenas "65% da taxa praticada pelo BCE (sem spread)", (o que significa na prática que num empréstimo para a habitação conseguem poupar largas dezenas de milhares de euros) a que se junta ainda um fórmula especial de cálculo da pensão, que em termos práticos faz com que os funcionários daquela casa, se aposentem com uma pensão de valor quase igual ao último salário https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/06/infames-luxos-salariais.html significa isso que já tarda que haja quem consiga acabar de vez com esse luxos que são pornográficos, quando comparados com aquilo que neste mesmo país recebem professores, enfermeiros, pensionistas e muitos outros. 

Bastava por exemplo que o Banco de Portugal deixasse de comprar largas dezenas de viaturas topo de gama (pois os seus funcionários podem muito bem utilizar a sua viatura pessoal, como também o fazem nas suas deslocações, os professores, os enfermeiros e muitos outros) para se pouparem vários milhões de euros. Bastava que por exemplo, as regras de aposentação do Banco de Portugal fossem iguais às da restante Administração Pública, para assim se conseguir poupar anualmente largas dezenas de milhões de euros. Bastava que por exemplo, o salário médio dos funcionários do Banco de Portugal fosse de 3000 euros/mês, para assim de uma assentada, se conseguir poupar 70 milhões de euros todos os anos. 

Declaraçáo de interesses - Declaro que no ano passado já tinha criticado o escandaloso luxo socialista, do Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, ganhar 4 vezes mais do que o Presidente da Reserva Federal dos EUA https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/02/faz-algum-sentido-que-o-dr-mario.html