Tenha-se presente que o vencimento do Dr. Centeno representa 12 vezes o valor do PIB/capita do nosso país, enquanto que o vencimento do Presidente do "Banco dos EUA", conhecido como Reserva Federal, ganha o equivalente a apenas 3 vezes o valor do PIB/capita daquele país. Significa isso que mesmo que se cortasse o vencimento do Dr. Centeno em 200%, ainda assim aquele continuaria a receber o equivalente ao dobro daquilo que recebe o seu homólogo dos EUA.
Se ocupar o lugar durante o mesmo tempo que os dois anteriores Governadores do Banco de Portugal, Mário Centeno irá receber no total quase 2,5 milhões de euros em vencimentos. Faz algum sentido que haja cargos públicos neste país que sejam o equivalente ao euromilhôes ?
Não há nenhuma razão que consiga explicar o elevado vencimento do Dr. Centeno, a não ser o facto do poder politico, com tiques terceiro-mundistas, utilizar tais cargos (excessivamente pagos) para beneficiar os seus amigos. Acresce que como é abundantemente evidente, quem está numa posição onde ganha muitíssimo mais do que era suposto, jamais irá desagradar a quem lhe possa cortar o salário, tendo por isso a sua independência comprometida.
PS - Infelizmente isso não sucede somente com o cargo do Director do Banco de Portugal mas estende-se a muitos outros cargos, como por exemplo aquele de que se deu conta aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/08/porque-e-que-o-presidente-da-ers-custa.html
Declaração de interesses - Admito que no passado já tinha escrito coisas pouco simpáticas (mas verdadeiras) sobre o Dr. Centeno https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/06/centenoo-apelido-de-um-cobarde.html