segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Workshop sobre a utilização do ChatGPT na avaliação do trabalho científico dos alunos


Num post anterior (link acima) divulguei um estudo recente, de um catedrático da conhecida universidade Técnica de Delft,  no qual aquele utilizou o ChatGTP-4 para prever o impacto científico. 

Não menos interessante é também a sua recente publicação, que diz respeito a um workshop com cerca de 70 peritos em educação e académicos de outras áreas, sobre as potencialidades e as limitações da utilização do ChatGPT-4 para avaliar o trabalho científico dos alunos. Na parte das conclusões e recomendações, pode ler-se que há consenso quanto ao facto do ChatGPT-4, fornecer um feedback valioso sobre o trabalho científico daqueles, no entanto, necessita de supervisão humana nesse feedback.


Aditamento em 3 de Outubro - Nas conclusões de um estudo ainda mais recente, levado a cabo por dois investigadores Alemães (Jacobsen & Weber), pode ler-se que o ChatGPT-4 oferece um argumento sólido para sua integração como uma ferramenta de feedback no ensino superior, merecendo destaque, como principais vantagens, a sua qualidade e a sua eficiência.