quinta-feira, 15 de agosto de 2024

A rica universidade pública que continua a afundar-se no prestigiado ranking Shanghai

 

No dia 15 de Agosto de 2023, altura em que foram conhecidos os resultados do prestigiado ranking Shanghai, o único que contabiliza prémios Nobel, critiquei a universidade Nova de Lisboa, por ter caído para o grupo 601-700, ficando abaixo de universidades de países do 3º mundo. Vide post acessível no link supra. 

Hoje foram divulgados os resultados deste ano do referido ranking e constata-se que o que já era mau pode sempre piorar. A universidade Nova de Lisboa, acaba de cair para o grupo 701-800. Isto significa que a referida universidade aparece abaixo de um número muito maior de universidades de países do terceiro mundo. O que é incompreensível já que se trata de uma das universidades que recebe mais dinheiro dos contribuintes Portugueses. 

É evidente que o péssimo resultado da universidade Nova de Lisboa não responsabiliza de forma igual todos os docentes e investigadores daquela, porque as diferentes áreas científicas da Universidade Nova de Lisboa apresentam diferentes desempenhos, como já se tinha visto no ranking Shanghai por áreas de 2023, vide documento síntese, que mostra bem quais são as áreas científicas que são mais, menos ou mesmo absolutamente nada competitivas https://www.docdroid.net/KfZvpEt/2023-shanghai-ranking-tabela-top-500-pdf informação que também daqui a pouco tempo se confirmará no ranking por áreas de 2024. 

Portugal tem agora apenas três universidades no Top 500 do ranking Shanghai, mas isso só pode admirar a quem anda muito distraído e desconhece o facto dos sucessivos Governos deste país terem andado a cortar verbas ao ensino superior. Revisite-se a este propósito o meu post anterior de 9 de Agosto do ano passado onde aparece escrito que:  "o orçamento universitário de 2023, foi inferior ao de 2010, e se os valores forem analisados em percentagem do PIB, então o resultado é ainda mais vergonhoso, pois constata-se que o valor do orçamento das universidades públicas em 2023 é metade do valor de 2010, vide fig 4.2 na página 63 na publicação de Aguiar-Conraria et al."  https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/08/a-deploravel-lista-do-expresso-que.html

PS - Quem hoje está muito contente com os resultados do ranking Shanghai de 2024 são os Franceses da universidade Paris-Saclay, que subiram três lugares e lideram entre as universidades da Europa Continental. Vide artigo no Le Monde https://www.lemonde.fr/en/france/article/2024/08/15/2024-shanghai-ranking-paris-saclay-university-climbs-in-anglophone-dominated-list_6715722_7.html Sobre este resultado vale a pena revisitar um post de 2020 de título "The Economist__Como a França criou uma universidade para competir com o Massachusetts Institute of Technology" https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/09/the-economistcomo-franca-criou-uma.html