sábado, 25 de junho de 2022

As previsões de um Catedrático sobre as novas profissões do futuro

https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/06/quando-e-que-academia-deixa-de-se.html

Ainda sobre o post acessível no link acima do passado dia 1 de Junho, atente-se nas palavras do catedrático de Economia da Universidade de Nova Iorque, Luís M.B. Cabral, e também Scopus Highly Cited Scientist-SHCS, num artigo recente sobre novas profissões do futuro, publicado no semanário Expresso, que termina da seguinte forma: "...Assim, e tendo em consideração que é muito difícil prever o futuro, diria que três áreas de crescimento de novas profissões incluem o wellbeing, a educação e o entretenimento"

Obviamente que não tenho capacidades para prever as novas profissões do futuro, mas tenho a certeza que ainda continuarão a existir "profissões velhas", como aquelas ligadas à indústria da construção. Não só por conta do crescimento da área urbana até 2060, que crescerá o equivalente a uma cidade de Nova Iorque a cada 30 dias, mas principalmente porque conta da imperativa necessidade, de adaptação do ambiente construído ao apocalipse climático. 

PS - E nem quer falo da reconstrução da Ucrânia, cujo custo rondará os 900.000 milhões de euros  e que terá de ser levada a cabo utilizando materiais com impactos ambientais reduzidos e projectada para uma elevada resiliência climática.