Não subscrevo a opinião do Reitor da Universidade do Minho, hoje publicada pelo Expresso (vide artigo acessível no link acima) a qual sustenta que o ChatGPT veio pôr tudo de pantanas, porque a palavra pantanas tem uma conotação negativa e não é justo que se associe essa designação a uma tecnologia revolucionária que possui inúmeras e disruptivas virtualidades.
Desde logo é importante recordar que um recente artigo, publicado na revista The Economist, arrasou os cenários quase dantescos, ligados à alegada eliminação de um elevado número de empregos https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/05/the-economist-inteligencia-artificial.html
E não falo sequer das referências a lucros fabulosos, num outro artigo publicado na mesma revista, pelo menos para aqueles que melhor conseguirem aproveitar as potencialidades da IA generativa https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/06/the-top-10-countries-with-more-scopus.html
Aliás é bom que se tenha presente que há muitas áreas que o ChatGPT não veio pôr de pantanas, como se pode perceber por exemplo, pelo post onde se mostrou que o ChatGPT ainda tem de "aprender" muito para conseguir colocar de pantanas a área da engenharia civil https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/06/chatgpt-ensina-como-projectar-um-betao.html
No limite, pode é dizer-se que o Reitor da Universidade do Minho, tem razão, naquela parte em que o ChatGPT irá conduzir a uma "revolução" na educação https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/05/yuval-noah-harari-responde-pergunta-nao.html mas mesmo essa "revolução" deveria antes ser bastante saudada e não lamentada. Quanto mais não fosse porque, dificilmente se pode considerar como minimamente aceitável uma putativa "educação" onde 40% das notas das escolas privadas são de 19 e 20 valores, (as tais escolas que lideram os rankings e onde estão os muito pouco excelentes filhinhos e filhinhas das classes abastadas deste país) e quando ainda por cima essas elevadas classificações são incapazes sequer de traduzir um mínimo de espirito critico https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/09/ter-media-de-20-valores-nao-e-sinonimo.html
E
nem é bom pensar e muito menos tentar indagar que miseráveis (des)valores terá essa perversa “educação”
incutido em alunos, que sabem e aceitam (passiva ou até muito alegremente) “roubar” um lugar num curso de medicina a outros
alunos, que não tiveram dinheiro para pagar a frequência de estabelecimentos ditos de "ensino", onde se distribuem notas de 19 e 20 valores a granel. Para desgraça já basta ter de reconhecer que até mesmo aqueles países, regidos pelo tal indecente "capitalismo selvagem" punem criminalmente tais desvergonhas ao passo que o Código Penal Português é totalmente omisso nessa matéria.
PS - A imagem supra, diz respeito a uma escultura do já falecido escultor José Rodrigues (1936-2016) (localizada no campus da Universidade do Minho em Braga) que representa o titã Prometeu acorrentado e a sua conhecida e muito valiosa oferenda à espécie humana, pela qual se sabe que foi condenado à pena "eterna" de ter o seu fígado devorado todos os dias por uma águia. Coincidentemente, tal como o titã Prometeu se eternizou nessa dádiva fundamental também o "titã" ChatGPT representa afinal uma importante dádiva (da engenharia) que permite à espécie humana o usufruto instantâneo de um conhecimento imenso. Muito irónicamente, a engenharia em particular (e a ciência em geral) pode não ter o seu fígado devorado todos os dias, mas tem recebido em troca, como Prometeu, uma notória ingratidão https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/11/a-desvalorizacao-da-ciencia-e-da.html