quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Entendíveis esquecimentos, solicitações abusivas e porcos a andar de bicicleta

 


Quando há algumas semanas atrás, divulguei no post supra, informações sobre a publicação dos meus novos dois livros, esqueci-me (um fenómeno comum em pessoas que estão a poucos anos da aposentação) de mencionar um outro livro,  que já foi entregue à Elsevier e que também será publicado em 2024 https://shop.elsevier.com/books/reuse-of-plastic-waste-in-eco-efficient-concrete/pacheco-torgal/978-0-443-13798-3

Já sobre a minha intenção de preparar duas propostas para duas novas edições de dois outros livros que tinha mencionado num post de 11 de Novembro sobre recordes difíceis de quebrar aqui https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/11/amazon-livros-mais-vendidos.html propostas essas que entretanto não só já preparei como até já submeti à mesma Elsevier, ficando agora a aguardar decisão, porém foi-me logo dito pela mesma editora, que para além dessas também estão interessados numa terceira proposta (que esperam que eu possa preparar) sobre uma nova edição de um livro que tinha sido publicado em 2017 https://shop.elsevier.com/books/cost-effective-energy-efficient-building-retrofitting/torgal/978-0-08-101128-7 o qual aborda um tema muito pertinente, face à nova legislação europeia, que eu mencionei no post de título "A0 e A+__As duas novas categorias de desempenho energético de edifícios", o que parece significar que a referida Editora deve achar abusivamente que eu tenho uma capacidade de trabalho quase ilimitada. 

É verdade que na última década, olhando somente para as decisões editoriais que tive de tomar e as revisões de artigos científicos, que nesse período fui convidado para rever, já ultrapassei os dois milhares https://orcid.org/0000-0001-7767-6787, o que significa que as minhas "pilhas" já estão praticamente gastas. Mas também não é menos verdade, que como escreveu Friedrich Nietzsche, aqueles que agem movidos por um propósito, evidenciam uma resiliência superior ao comum dos mortais. O meu propósito (que é o mesmo de outros membros da comunidade científica, como por exemplo, o cientista Alemão Ulrich A.K.Betz, Vice-presidente de inovação e Director do departamento Future Insight & Research da conhecida  Merck, cujas palavras divulguei há alguns anos atrás) esse é muito claro, resgatar o valor daquilo que efectivamente tem valor para a Humanidade e aquilo que tem valor para a Humanidade, não é de certeza absoluta um porco a andar de bicicleta ou um humano a dar pontapés e cabeçadas num objecto esférico, actividades que bem vistas as coisas, valem praticamente a mesma coisa, pois que ambas em nada, absolutamente nada, contribuem para o progresso da Humanidade https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/a-minha-homenagem-ao-jorge-jesus.html

PS - Ainda sobre porcos que andam de bicicleta, revisite-se o esclarecedor post de 9 de Agosto de 2023 "A deplorável lista do Expresso que elegeu os fabulosos 100 Portugueses que "marcaram e vão marcar o país e o mundo" https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/08/a-deploravel-lista-do-expresso-que.html