terça-feira, 29 de julho de 2025

O dilema do Presidente do Técnico: Como conseguir transformar docentes naquilo que eles não conseguem ser


"...os professores, deixaram de ser os únicos mediadores entre o saber e...os estudantes...a IA passou a converter esse conhecimento em explicações personalizadas, diálogos pedagógicos...a partir de agora, ao professor não basta o papel de expor informação: o seu papel principal passa a ser o de...reconfigurar o espaço educativo...torna-se mentor...e modelo inspiracional."  https://www.publico.pt/2025/07/28/ciencia/opiniao/professor-40-2140146

O clarividente texto supra faz parte de um artigo sob o título "O professor 4.0" do actual Presidente do IST, a tal instituição que se arroga ser a maior escola de engenharia de Portugal. Aquilo que porém o artigo não esclarece é como é que agora as universidades cujo corpo docente foi contratado privilegiando a transmissão de conhecimento, os vai agora conseguir "reciclar" para que se consigam transformar em modelos inspiracionais.

Neste contexto faz sentido recordar que no Instituto Superior Técnico trabalham professores cuja "pedagogia" muito dificilmente conseguirá algum dia inspirar qualquer aluno, muito antes pelo contrário. Aliás há três anos atrás o jornal Público revelou declarações de professores daquela instituição que fazem prova disso mesmo: 

“não vou explicar porque não vai perceber” 
“Quem não teve mais de 15...pode sair e trabalhar no Pingo Doce" 

E quais serão os requisitos básicos para um professor universitário conseguir inspirar alunos ? Será que professores que não possuem os valores morais mencionados aqui conseguem inspirar alunos ? Ou pior do que isso, será que professores culpados de assédio moral e ou sexual ou que utilizam expressões insultuosas conseguem inspirar alunos ?

PS - O artigo do Presidente do Técnico parece ter esquecido dois pequenos pormaiores, em primeiro lugar, que por melhor que seja um professor, a utilização do modelo "pedagógico" baseado em anfiteatros com centenas de alunos é uma receita fossilizada que não consegue competir nem de perto nem de longe com a tutoria individual, "...An influential paper from 1984 by Benjamin Bloom, an educational psychologist, found that one-to-one tutoring both improved the average academic performance of students" e por outro lado, que vários estudos mostraram que a IA generativa consegue ser mais empática e motivacional do que os próprios tutores humanos, vide por exemplo o estudo de investigadores do prestigiado ETH Zurich https://arxiv.org/abs/2506.08702