sexta-feira, 10 de junho de 2022

Uma licenciatura com um tempo médio de duração de 14.8 anos


Quando em Maio deste ano tive de recusar (por duas vezes) um honroso convite que me foi feito, vide link acima, justifiquei a minha decisão, com o facto inegável, de me estar a aproximar do (esperado) ano da minha aposentação, com todas as consequências que esse facto implica em termos do decréscimo das minhas capacidades físicas e psíquicas. E como nada convoca tanto a nostalgia do passado, do que a sensação de proximidade do fim da vida profissional (e da inevitável proximidade da morte), aproveito esse importante contexto para recordar, uma juventude (similar a muitas outras) que desapareceu há muito. 

Abaixo três improváveis fotos do (coriáceo e "perigoso litigante") autor do presente blog, do ano em que ingressou no então penoso curso de engenharia civil da Universidade de Coimbra, há 35 anos atrás, muito antes do Google ter sido inventado. É garantido que daqui a 35 anos estarei sem qualquer dúvida morto (asim como também o estarão alguns/muitos daqueles que agora lêem estas palavras) e ter chegado até aqui já foi um faustoso acaso do destino, pois como disse de forma visualmente "eloquente" o realizador Michael Mann, o tempo é sorte, como o prova aliás de forma bastante crua, o facto de ter tido vários familiares, que não obstante terem nascido depois de mim entretanto já faleceram. 

Felizmente porém que nos idos de 1987 montar o raivoso leão que fazia companhia à estátua do Luís de Camões (o qual foi mais fácil de dominar do que o curso de engenharia civil onde tive que penar durante cinco anos), não era um crime tipificado no Código Penal e mesmo que por improvável o fosse, por conta de algum eventual lobby de deputados sportinguistas, é por demais evidente que nesse caso já esse crime tinha prescrito há muito. 

PS - No texto acima, foi utilizado o adjectivo penoso para descrever a frequência do curso de engenharia civil da Universidade de Coimbra, no final da década de 80. A melhor prova desse facto é uma noticia do jornal Público de Março de 1990, onde aparece mencionado um estudo do Conselho Pedagógico que apontava para "um tempo médio de duração do curso de 14.8 anos" https://www.docdroid.net/wogtBF8/eng-civil-univ-coimbra-1990-pdf