sábado, 18 de março de 2023

Governo Português continua a desviar dinheiro que pertence à Ciência

https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/03/o-desesperadamente-almejado-novo-nobel.html

Ainda na sequência do post anterior, acessível no link supra (que recordo foi o terceiro mais visualizado do último mês) e atenta a figura, do EUROSTAT, que inicia este post, e que compara os gastos (per capita) dos diversos Governos europeus em termos de investigação, durante o último ano para o qual há estatísticas disponíveis, porque será que Governos de países europeus que são mais pobres do que o nosso país, acham boa ideia gastar mais dinheiro em investigação do que Portugal ? 

E porque é que será que Governos de países, mais ricos do que o nosso, como por exemplo da Finlândia, cujo o PIB/capita é o dobro do nosso, gastam em investigação, não o dobro, mas 500% a mais do que Portugal ?

Será que é porque os Governantes da Finlândia (da Noruega, da Suécia, da Dinamarca etc etc etc) ao contrário dos de Portugal estão perdidamente apaixonados pela ciência ?

E qual será afinal a grande paixão dos Governantes de Portugal ? Será que é a de capturarem o Estado Português, para assim (bem) se governarem a eles, aos seus familiares e aos seus amigos ? 

PS - Vamos admitir, por académica (e ingénua) hipótese, que a critica acima formulada é injusta e que afinal até existe uma maioria de políticos honestos em Portugal, mas se é assim, então porque é que esses políticos criaram um sistema de justiça absurdo, que de forma absolutamente flagrante, favorece a impunidade dos corruptos e que ainda por cima (ao contrário do que acontece na Finlândia, na Noruega, na Suécia, na Dinamarca etc etc etc)  impede que o produto da corrupção possa reverter para os cofres do Estado?  https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/03/magistrado-acusa-justica-de-garantir.html