sábado, 9 de dezembro de 2023

O comentador Marcelo Rebelo de Sousa já deu a solução que agora permitirá salvar a pele do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa



Há quase 17 anos atrás, quando Marcelo Rebelo de Sousa, vestiu a pele de comentador, na RTP1, foi chamado a comentar o caso do filho do Presidente do BCP, Jardim Gonçalves, que pediu empréstimos no montante de 10 milhões de euros ao banco presidido pelo pai, empréstimos esse que depois não conseguiu pagar. 

O conselho do então comentador, Marcelo Rebelo de Sousa, foi que o pai deveria pagar esses empréstimos, e disse mais, afirmou para as milhões de pessoas que o ouviram na altura, que se ele estivesse no lugar do Jardim Gonçalves, era isso que fazia. E de facto foi isso mesmo que a seguir fez o Presidente do BCP https://www.publico.pt/2007/10/23/economia/noticia/jardim-goncalves-assume-divida-do-filho-e-nao-se-demite-do-bcp-1308408

Assim sendo e tendo em conta que se não fosse a "intervenção" do filho do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no caso das duas gémeas brasileiras (que depois passaram a ser Portuguesas), nunca o Estado Português teria gasto uma enorme quantia na compra do  Zolgensma, então mais não resta ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, do que fazer aquilo que o comentador Marcelo Rebelo de Sousa recomendou ao Presidente do BCP, pagar essa despesa do seu próprio bolso.  

Declaração de interesses - Declaro que no passado, já por várias vezes, critiquei o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, como por exemplo em Outubro de 2021, num post de título "O caso Rendeiro e as culpas de Marcelo Rebelo de Sousahttps://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/10/o-caso-rendeiro-e-as-culpas-de-marcelo.html

PS - Hoje no jornal Público pode ler-se que: "Preço do Zolgensma é ‘substancialmente inferior’ a dois milhões de euros, garante Infarmed". Nesse caso isso é uma boa noticia para o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que assim não irá à falência por conta de seguir o mesmo conselho que deu a outros.  Aliás até já existe um precedente, de um Presidente anterior, que de forma voluntária, aceitou lesar o seu património numa quantia milionária, o de Ramalho Eanes, que recusou receber 1,3 milhões de euros em retroactivos da sua pensão militar https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ramalho-eanes-recusou-pagamento-de-13-milhoes-de-euros-em-retroativos-a-que-tinha-direito

Aditamento em 14 de Dezembro - O catedrático jubilado Vital Moreira, suscita hoje no seu blogue uma interrogação, sobre se os recentes vetos do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, quanto aos novos estatutos das Ordens Profissionais, não são afinal uma "vingança" da desfeita sofrida quanto à lei-quadro, a que justifica então este insólito massacre legislativo de Belém ? Na minha opinião, essa hipótese não procede porém, pois muito mais provável é, que o referido massacre legislativo, seja apenas e tão somente a forma que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa eonctrou, para criar ruído, tendo como objectivo tentar desviar atenções do caso Gémeasgate, que ainda continua a marcar a agenda mediática. 

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

O quinto artigo - Intrigante comportamento mimético entre Italianos e Chineses

Depois de em 4 posts anteriores, ter mencionado 4 artigos que foram publicados na edição da revista The Economist "The World Ahead 2024", chega agora um quinto post, que também menciona um quinto artigo que foi publicado na referida edição. 

O artigo em questão analisou a temática do teletrabalho e no mesmo é apresentado um gráfico, onde se compara o desempenho de 16 países, relativamente a três variáveis:
- O número médio de dias por semana de teletrabalho actual, 
- O número de dias de teletrabalho pretendido pelos trabalhadores 
- O número de dias de teletrabalho que os empregadores preveem adoptar no futuro. 

Os três países com maiores valores de teletrabalho são o Canada, o Reino Unido e os EUA. Neste grupo, e bem assim em todos os restantes países, os trabalhadores desejam um aumento do número de dias de teletrabalho, porém enquanto os empregadores do Canada e do Reino Unido, pretendem amamentar apenas ligeiramente os valores já existentes, os empregadores dos EUA, mostram ser aqueles que estão dispostos a assumirem a liderança global do grupo, mas ainda assim, ficando a meio caminho daquilo que são as pretensões dos trabalhadores daquele país. O Japão, é aquele em que o aumento das empresas fica mais perto das pretensões dos trabalhadores. Um caso muito intrigante, ocorre na situação da Itália e da China, cujo desempenho nas três variáveis, é praticamente uma cópia.

O artigo refere ainda, que uma previsão da conhecida Goldman Sachs sobre o teletrabalho nos EUA, estima que aquele pode contribuir para um aumento de 4 milhões de metros quadrados de escritórios sem utilização, o que equivale a todo o espaço construído durante o ano de 2022 naquele país. O destino desses edifícios será a venda com desconto, para que possam ser reabilitados ou demolidos. O artigo refere o caso de um edifício em Manhattan, ocupado por um banco, que entretanto foi convertido em 1300 apartamentos. 

PS - No contexto supra revisite-se o post "A Resolução do Conselho de Ministros e a magnífica medida triplamente virtuosa" https://pachecotorgal.com/2022/09/28/a-resolucao-do-conselho-de-ministros-e-a-magnifica-medida-triplamente-virtuosa/

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Será aceitável ou sequer entendível a tolerância da Ordem dos Médicos para com o médico que violou duas pacientes ?


Atenta a noticia publicada ontem, que deu conta de uma carta aberta, dos médicos, acessível no link acima, que se dizem contra o contra integração no regime de dedicação plena. O tal regime aprovado por este Governo, que irá permitir aumentos médios de 35% (aumentos de 42% no inicio da carreira) e salários anuais no topo da carreira, superiores a 100.000 euros https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/medicos-em-regime-de-dedicacao-plena-vao-ganhar-100-mil-euros-por-ano

É não só necessário mas também urgente despedir do SNS, todos os médicos que lá estão a mais e que não são nada poucos. Estão a mais no SNS todos os médicos que escolheram essa profissão, unicamente e exclusivamente, porque acharam que era uma profissão lhes iria garantir um rendimento muito acima da média da função pública. É preferível continuar a importar médicos, inclusive da América Latina (há vários anos que tenho um médico de família que não é Português) do que ter o azar de ser atendido por estes mercenários da medicina. Aquilo que o SNS precisa não é de mercenários da medicina, mas médicos como aquele que elogiei aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/os-medicos-que-nasceram-para-o.html

Felizmente que muitos engenheiros andam há vários anos a trabalhar afincadamente para tratar da saúde aos mercenários da medicina, e os avanços conseguidos por aqueles na área inteligência artificial vão permitir dispensar muitos dos referidos mercenários, desde logo na especialidade de radiologia, para a qual felizmente já foram desenvolvidos nos EUA, programas, de inteligência artificial, absolutamente infalíveis, que nunca erraram um único diagnóstico, programas esses, que a China (o tal país que não inventou os painéis solares mas se tornou o maior produtor mundial, e também não inventou o carro mas diz a The Economist (vide pág 72 da edição The Word Ahead 2024) se vai tornar em 2024 o maior exportador mundial) irá muito em breve conseguir produzir para todo o Planeta por um baixo preço https://pachecotorgal.com/2022/02/04/optimas-noticias-china-vai-enviar-os-medicos-radiologistas-de-todo-o-planeta-para-o-desemprego/

Pena é que os referidos programas de inteligência artificial, não tivessem sido desenvolvidos há uma década atrás, pois nesse caso já não assistiríamos a casos escabrosos, como daquele médico radiologista, que no mês passado, foi condenado a uma pena de cadeia de 2 anos (suspensa) por dois crimes de violação. Chamada a exercer a sua acção disciplinar sobre o referido médico, a Ordem dos Médicos, decidiu punir esse radiologista com a severa pena de "simples censura", uma situação inacreditável, que foi prontamente criticada pelo catedrático jubilado Vital Moreira https://causa-nossa.blogspot.com/2023/11/corporativismo-54-ficcao-da.html

Declaração de interesses - Declaro que nutro desprezo e até repugnância por muitos membros da classe médica, como por exemplo por aqueles que foram mencionados aqui https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/10/apresentacao-de-queixa-e-pedido-de.html Porém devo também declarar que sentiria um  orgulho profundo, se tivesse ligações familiares, a algum dos dois (admiráveis) médicos que foram mencionados no post  https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/07/um-louvor-ao-medico-que-hoje-critica-o.html