O referido artigo analisou as tentativas falhadas para estimar o valor de uma patente até que chega ao caso da startup PatentVector, que utiliza um método (já patenteado e comprado por diversas empresas e instituições) baseado em citações de patentes. De acordo com a PatentVector, a empresa fabricante de dispositivos médicos Ethicon (que é uma subsidiária da Johnson & Johnson) detém 95 das 200 patentes mais valiosas do mundo, sendo que aquelas que levam o nome do excêntrico Frederick Shelton (na foto acima e que tem um fetiche por camisas havaianas) se estima valerem 15 biliões de dólares. O inventor mais valioso do Planeta. O artigo refere ainda que a PatentVector encontrou mais 65 inventores, que pertencem ao clube das patentes avaliadas num valor superior a 1 bilião de dólares.
quarta-feira, 31 de agosto de 2022
As patentes que são apenas lixo intelectual, as patentes que valem biliões e o improvável campeão mundial das patentes
O referido artigo analisou as tentativas falhadas para estimar o valor de uma patente até que chega ao caso da startup PatentVector, que utiliza um método (já patenteado e comprado por diversas empresas e instituições) baseado em citações de patentes. De acordo com a PatentVector, a empresa fabricante de dispositivos médicos Ethicon (que é uma subsidiária da Johnson & Johnson) detém 95 das 200 patentes mais valiosas do mundo, sendo que aquelas que levam o nome do excêntrico Frederick Shelton (na foto acima e que tem um fetiche por camisas havaianas) se estima valerem 15 biliões de dólares. O inventor mais valioso do Planeta. O artigo refere ainda que a PatentVector encontrou mais 65 inventores, que pertencem ao clube das patentes avaliadas num valor superior a 1 bilião de dólares.
terça-feira, 30 de agosto de 2022
O acesso ao ensino superior e uma imperdível e crucial vantagem competitiva
segunda-feira, 29 de agosto de 2022
Porcos, prepotentes e canalhas
Ainda na sequência do post acima, sobre alguns porcos deste país, e tendo em conta que como na Finlândia, os ricos daquele país Nórdico, são obrigados a pagar multas de trânsito muitíssimo mais altas do que aqueles que auferem menores salários, faz sentido perguntar se o facto de em Portugal isso não acontecer e as multas por excesso de velocidade, terem sido concebidas de forma absolutamente prepotente por deputados canalhas, para não causarem grave incómodo aqueles que mais ganham (ao contrário do que acontece na Finlândia em que um individuo de nome Anssi Vanjoki, que auferiu 19 milhões teve de pagar uma multa de trânsito de 116.000 euros, o que corresponde a 0.6% do rendimento anual e também na Suiça onde condutores ricos pagaram multas de dezenas de milhares de euros), se isso não é uma forma de descriminar e até utilizar a lei para perseguir os Portugueses que auferem menores salários ?
Tenha-se presente que em Portugal a coima máxima, para quem for apanhado a circular 40 km/h acima do limite dentro de localidades, corresponde a quase dois salários mínimos, o equivalente a 6% do rendimento anual, de quem ganhe o ordenado mínimo (que é o que recebem nada menos do que 1 milhão de Portugueses). Porém se estivermos a falar de qualquer um dos banqueiros Portugueses (ou aqueles outros milionários que existem em Portugal), a referida coima máxima representa apenas 0.06% do seu rendimento anual, uma percentagem que é 100 vezes inferior à percentagem paga por quem recebe o salário minimo. Por outras palavras isso representa uma espécie de perdão automático, de largas dezenas de milhares de euros, sempre que um banqueiro ou qualquer outro milionário Português (mesmo daqueles que pagam menos impostos do que professores universitários e investigadores) é apanhado a infringir o Código da Estrada, que o mesmo é dizer que existe no nosso país uma inadmissível e afrontosa consagração da desigualdade de tratamento perante a lei.
PS - A referência que foi feita no texto acima aos senhores banqueiros não aconteceu por mero acaso e serve para agora poder chamar à colação um interessante artigo que na última Sexta-Feita foi publicado na revista do Expresso, e no qual se analisou o histórico das malfeitorias dos banqueiros Portugueses e onde por exemplo se ficou a saber que a famosa fraude do Alves dos Reis, representaria aos dias de hoje um valor a rondar 100 milhões de euros, o que é bem vistas as coisas e muito irónicamente um valor muito inferior aos quase 22000 milhões de euros que os senhores banqueiros fizeram desaparecer entre 2008 e 2020. É quase como se nesse período tivesse havido duas centenas de Alves dos Reis à solta em Portugal.
quinta-feira, 25 de agosto de 2022
Transformar um péssimo resultado obtido num ranking da treta num auto-elogio que merece o Óscar da falta de vergonha
ULisboa........................................5 classificações de nível A
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Quais são as universidades e Politécnicos públicos com mais culpas pela irrelevância científica de Portugal
sábado, 20 de agosto de 2022
A grande prioridade do socialismo Português é enriquecer socialistas, especialmente aqueles que têm diplomas académicos anulados
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Jornalismo incompetente que trata os maus resultados de algumas universidades como se fossem boas notícias
Ainda sobre um post anterior, de Agosto do ano passado, onde se escreveu sobre a influência do Nobel Egas Moniz na classificação da universidade de Lisboa no conhecido ranking Shanghai, o único ranking a nível mundial, que convém realçar, contabiliza prémios Nobel (e também o único que um documento da União Europeia associa à excelência científica), apresenta-se na imagem abaixo, a evolução desde 2018, dos critérios do referido ranking para a universidade de Lisboa. O 1º critério (Alumni) não é apresentado porque o valor é nulo em todos os anos para aquela universidade.
A mencionada imagem síntese, mostra que a universidade de Lisboa têm melhorado ligeiramente a produção de artigos científicos, porém isso não tem sido suficiente para compensar a descida noutros critérios e é isso que explica que em 2021 a referida universidade tenha acabado por cair do grupo 151/200 para o grupo 201/300. Uma despromoção evidente a que a imprensa curiosamente evitou dar destaque, como era aliás seu dever, muito provavelmente porque este Governo não gosta de ler más noticias. Não só não gosta de ler sobre más noticias como por vezes até chega ao extremo vergonhoso de negar estatísticas oficiais.
Ainda sobre o referido ranking Shanghai, é impressionante a forma omissa e até mesmo bastante incompetente, como há dois dias atrás a imprensa noticiou a classificação das universidades Portuguesas naquele ranking. Em boa verdade porém a realidade é bastante diferente do lindo cenário cor de rosa que foi "noticiado" aqui https://www.publico.pt/2022/08/15/sociedade/noticia/seis-universidades-portuguesas-mil-melhores-mundo-2017234
Interessa por isso muito pouco saber que há 6 universidades Portuguesas no top 1000 do ranking Shanghai deste ano, como deu conta a imprensa, pela simples razão que há países como o a Nigéria, o Paquistão ou a Etiópia, que também tem universidades no grupo das mil melhores e Portugal, que eu saiba, não ambiciona ter o mesmo nível de desenvolvimento (científico ou outro) daqueles pobres países.
A única realidade que interessa é por isso somente aquela que faz uma avaliação temporal do desempenho das universidades Portuguesas no referido ranking, para se perceber se há aumento ou há diminuição da competitividade científica das nossas universidades, e assim se conseguir saber se estamos mais próximos ou mais longe do desempenho de universidades de países mais ricos, realidade essa através da qual se consegue perceber aquilo que imprensa não revelou:
3º - Que a universidade de Aveiro conseguiu voltar a entrar no Top 500, onde tinha saído em 2019
Será que os Portugueses não merecem um jornalismo que não os trate como se fossem semi-analfabetos ? E porque é que os senhores jornalistas não foram perguntar aos Reitores das Universidades de Coimbra e da Nova, qual o motivo porque essas universidades não foram capazes de voltar a fazer parte do grupo das 500 melhores do mundo ? E porque é que a Coreia do Sul, que em 1974 era um país muito mais pobre do que Portugal, consegue ter uma universidade entre as 100 melhores do mundo e a melhor universidade Portuguesa nunca conseguiu entrar sequer no grupo das 150 melhores ? Será que é porque em Portugal, ao contrário da Coreia do Sul, e como afirmou um dos melhores cientistas Portugueses, existe uma "burocracia cuidadosamente arquitetada para defender os interesses da mediocridade instalada" ?
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Processo de Irrelevância Científica Em Curso - PICEC
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Quem nasceu para ser sabujo nunca chegará a Rottweiler
Um conhecido Rottweiler Português a quem a democracia Portuguesa deve bastante, porque sempre cumpriu e ainda continua a cumprir, de forma invulgarmente corajosa um importante e imprescindível dever de cidadania, escrevendo coisas muito pouco santas, que costumam deixar corruptos, vigaristas e outros trastes com os cabelos em pé, como por exemplo num violento editorial de Julho de 2020 que foi mencionado aqui, ou por exemplo num outro editorial de Maio de 2021, onde escreveu sobre a insuportável impunidade de uma casta criminosa, volta hoje a repetir a dose, numa nota editorial nada meiga, sobre a indecorosa decisão do Ministro das Finanças, Fernando Medina, que achou boa ideia desperdiçar o dinheiro dos contribuintes, no pagamento de um elevado salário a um individuo de nome Sérgio Figueiredo, que ele apelida não só de moço de recados mas também de sabujo.
Seja como for causa-me algum espanto, que agora haja tantos que tanto se espantam, que o actual Governo socialista tenha contratado alguém, conhecido por ser um sabujo de governantes socialistas, pois em 31 de Janeiro já tinha escrito que o resultado das eleições significaria ""quatro anos de festa socialista, sendo evidente que aqueles que tem o cartão desse partido e os seus familiares e amigos tem o futuro garantido". Não me espantando sequer que a própria Ministra da Agricultura, tenha dito recentemente que há muitos agricultores neste país que são culpados do terrível "crime" de não terem votado no partido socialista. Pelo contrário estou é bastante surpreendido pelo facto da Ministra da saúde ainda não ter mandado dizer que, quem votou no partido da mão fechada, deve ser favorecido no atendimento das urgências dos hospitais e aqueles que além disso, tiverem um cartão daquele maravilhoso partido devem ser atendidos sempre em primeiro lugar.
Para se perceber até que ponto o Governo Português tem práticas que estão mais próximas do (des)Governo do Nicolas Maduro e menos das práticas que se levam a feito nos países do Norte da Europa, basta juntar aos casos acima mencionados, as palavras de um académico (e antigo Ministro do Governo de António Gueterres) que hoje mesmo, na secção de economia do Expresso, afirma preto no branco, que Portugal não é um Estado de Direito, com liberdade de opinião e de práticas comerciais dentro da lei e a prova disso mesmo é que apesar do Presidente da Endesa, Nuno Ribeiro da Silva se ter limitado a dizer a verdade sobre os brutais aumentos do preço da electricidade que os Portugueses terão de pagar em 2023, isso tenha sido suficiente para que o Primeiro-Ministro, António Costa, furioso com a divulgação dessa verdade inconveniente, tenha corrido a vingar-se dele e da empresa a que ele preside.
PS - Convém não esquecer que o Primeiro-Ministro António Costa foi o mesmo que durante a anterior legislatura disse (como repetidamente também o faz Nicolas Maduro) que aqueles que então criticaram o Governo não eram patriotas e a aversão do Governo socialista às criticas é tanta que a Ministra da Saúde chegou mesmo ao extremo de qualificar como criminosos aqueles Portugueses que criticaram a acção do Governo
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
Catedrático campeão perde o trono
Afinal não durou muito o "reinado" do tal catedrático da universidade de Lisboa, campeão nacional de artigos "despublicados" pois o post de 14 de Maio, que em Junho se tinha tornado o mais visto deste blogue, foi ultrapassado esta semana por um post sobre um livro que será publicado brevemente. O terceiro lugar do ranking absoluto, pertence a um post sobre uma académica fabulosa, que sem dúvida alguma um dia destes receberá vários prémios Nobel de uma vez só. Abaixo links dos 5 posts mais vistos de sempre deste blogue:
1º - https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/07/o-contributo-da-investigacao-na-area-da.html
2º - https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/05/catedratico-do-ist-continua-somar.html
3º - https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/03/ha-uma-nova-academica-portuguesa-na.html
4º - https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/07/uma-dissertacao-que-merece-ser.html
5º - https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/07/ajudar-os-candidatos-ao-ensino-superior.html
domingo, 7 de agosto de 2022
O desprezo da comunidade científica internacional pela obra de largas dezenas de catedráticos Portugueses
sábado, 6 de agosto de 2022
O apocalipse possível que a comunidade científica negligenciou
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/11/ter-razao-antes-do-tempo.html
Na sequência do post acima, onde produzi alguns comentários sobre aquele que é para alguns o "profeta da desgraça" climática, registo com com bastante preocupação o facto de ter sido publicado esta semana um artigo que tem 11 co-autores que ninguém pode acusar de serem profetas da desgraça, onde se incluem os conhecidos Johan Rockström e Hans Joachim Schellnhuber, e onde por incrivel que pareça se pode ler que o risco de colapso da sociedade global tem sido “perigosamente pouco estudado” https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2108146119
Tendo também em conta, que neste momento o Planeta vive com um aumento da temperatura média de apenas 1 ºC, e que por conta disso já temos temperaturas máximas de 47 ºC em Portugal é evidente que num cenário de um aumento de 3ºC, como aquele que é apontado como provável por vários cientistas climáticos, no post que inicia o presente, o nosso país passará então a ter recordes superiores a 50 ºC. E a conjugação dessa eventualidade, com o tal estudo recente que aponta para uma diminuição da capacidade de sobrevivência, para menores valores do par temperatura/humidade, significa apenas que as más noticias serão o padrão do tal futuro, cuja gravidade a comunidade científica negligenciou.
quinta-feira, 4 de agosto de 2022
Extrair valor da idiotia ambiental
https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/08/jovens-ambientalistas-idiotas.html
Relativamente ao post acima, onde comentei acções idiotas visando esvaziar os pneus de SUVs na América do Norte, não deixo ainda assim de reconhecer que é possível extrair valor dessa idiotia, porque caso houvesse uma entidade em cada país, que emitisse certificados anuais para viaturas alimentadas a combustíveis fósseis, que comprovassem o pagamento de créditos de sequestro de carbono (Carbon Offsets), então isso permitiria apaziguar a raiva (acéfala) dos tais jovens ambientalistas, como também permitiria aliviar, mediante um preço módico, as consciências dos proprietários dos SUVs de maiores emissões, e ao mesmo tempo também ajudar financeiramente os países do terceiro mundo onde tivessem lugar essas actividades de sequestro de carbono.
Tenha-se presente neste contexto, que a Noruega pagou 24 milhões de dólares à Indonésia para assim evitar a libertação de quase 48 milhões de toneladas de carbono de desflorestação, o que dá um preço médio de 5 dólares por tonelada de carbono sequestrada. Isso significa então e a título de exemplo que um SUV Escalade 6.2 V8 de 426 CV, que tem "elevadas" emissões de 383 g/km, (substanciamente superiores às 279g/km das emissões do SUV Jaguar F-Pace SVR 5.0 V8 de 550 CV) emitiria para 25.000 kms/ano, 10 ton de carbono, e teria assim de pagar 50 dólares de créditos carbono, para poder ter acesso ao tal selo de emissões de condução nulas. É evidente porém que a prazo (a massificação estendida a centenas de milhões de viaturas existentes em países ricos) iria induzir inevitavelmente uma elevada procura por actividades ligadas ao sequestro de carbono, pelo que o preço unitário do carbono acabaria por aumentar bastante, assim desincentivando no futuro a compra se SUVS, que não fossem eléctricos.
PS - Comparem-se as 10 toneladas/anuais das emissões do tal "poluente" SUV americano mencionado acima com as 5000 toneladas emitidas pelo jacto da Taylor Swift para percorrer os mesmos 25.000 kms https://www.dailymail.co.uk/news/article-11066457/Taylor-Swift-slams-reports-biggest-celebrity-polluter-year-jet-tops-list.html. Moral da história, os jovens ambientalistas Norte-Americanos devem mas é preocupar-se com as emissões dos jactos dos artistas (e também com as suas próprias) e menos com as dos SUVs dos cidadãos comuns. Ainda relativamente à referida Taylor Swift não posso deixar de registar com interesse (e indisfarçavel satisfação) que a mesma tenha recebido o epiteto de "climate criminal" que é mais negativo e violento do que aquele com que em 2019 adjectivei este senhor aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/behold-almighty-world-champion.html
quarta-feira, 3 de agosto de 2022
Excelência científica internacional da Universidade do Porto com tendência de decrescimento
Jovens ambientalistas idiotas (e também hipócritas)
Já se sabia que a falta de inteligência é um problema, porém estava longe de imaginar que essa falta de inteligência não fosse um problema de gente analfabeta, mas sim de jovens escolarizada em países ricos. Relativamente à recente e bizarra noticia no link acima, parece que na escolinha ninguém explicou aos tais jovens ambientalistas idiotas coisas básicas, como por exemplo, que nem todos os SUV tem o mesmo nível de emissões de carbono, desde logo um SUV eléctrico não tem o mesmo nível de emissões de um SUV que só consome combustíveis fosseis, além do que há muitos veículos ligeiros com um nível de emissões superiores a muitos veículos do tipo SUV. O Cristiano Ronaldo tem bastantes veículos de elevadas emissões que não são SUVs.
Mas mais idiota é esquecer que até pode suceder que alguém tenha um SUV daqueles de elevadas emissões e mesmo assim o dono desse SUV tenha uma pegada carbónica inferior a alguém que possui um veiculo ligeiro eléctrico, mas come quase todos os dias bifes (ou hambúrgueres) de vaca e todos os anos faz longas viagens de avião para passar férias. Há vários anos atrás alguém lembrava por isso o óbvio ululante (que infelizmente não ensinam na escolinha) nas páginas do New York Times: "switching to a plant-based diet does more to curb global warming than switching from an SUV to a Camry" https://www.nytimes.com/2007/08/29/business/worldbusiness/29iht-climate.4.7304417.html