sexta-feira, 30 de junho de 2023
O catedrático (aristocrata) preocupado com a fome e o catedrático odiado pelos bancos
quinta-feira, 29 de junho de 2023
A receita para Portugal mais do que triplicar o seu número de publicações científicas sobre o ChatGPT
Ainda na sequência do post anterior, acessível no link acima, sobre o anormalmente baixo número (3) de publicações indexadas sobre o ChatGPT, com afiliação Portuguesa, registe-se que uma pesquisa na Scopus revela que o nosso país já conseguiu aumentar esse número para 4 (quatro) !
terça-feira, 27 de junho de 2023
Professor at the UWashington says that the biggest risk of artificial intelligence is not having enough intelligence
segunda-feira, 26 de junho de 2023
O que sabe o omnisciente ChatGPT sobre os investigadores de engenharia civil Portugueses mais influentes a nível mundial ?
F.Pacheco-Torgal : https://chat.openai.com/share/72ea4934-25eb-45cd-9cbc-8273d06325fc
domingo, 25 de junho de 2023
O terrível perigo da Estupidez Artificial e o mercado da tortura personalizada
sábado, 24 de junho de 2023
Quem são os catedráticos Portugueses que mais beneficiaram com os 310 milhões que foram pagos a universidades Americanas ?
From: F. Pacheco Torgal
Sent: quarta-feira, 19 de Abril de 2017 19:34
Subject: Avaliação dos laboratórios associados__Declarações do Presidente da FCT no parlamento
Um assessor de um grupo parlamentar enviou-me hoje ao fim da tarde um email com o seguinte esclarecimento:
"O presidente da FCT, professor doutor Paulo Ferrão, esteve em audição na Comissão de Educação e Ciência ontem, dia 18 de abril, e perguntado sobre essa situação respondeu, por duas vezes e sem deixar margens para dúvidas, que os Laboratórios Associados seriam avaliados como centros de investigação que são e que, posteriormente, seriam ainda avaliados para receberem “o selo” de laboratórios associados ou laboratórios de excelência pelo que não se confirma o que se poderia deduzir do que está publicado no site da FCT. A audição foi gravada pelo que poderá ser vista aqui: http://www.canal.
Na parte da manhã já um deputado da actual maioria me tinha enviado um email, que abaixo integralmente se reproduz, onde o nome do mesmo entendi pertinente apagar, dizendo também que ao contrário do que está plasmado no PRAFU o Presidente da FCT foi ontem garantir ao Parlamento que haverá avaliação conjunta dos laboratórios associados e das restantes unidades do SCTN. Aquele deputado não se pronuncia porém sobre algo que designa como o papel dos mesmos em relação às necessidades públicas. Linguagem cifrada ou no mínimo pouco clara que parece esquecer que não se pode simultaneamente avaliar e não tirar consequências dessa avaliação. Se os LA forem avaliados conjuntamente com as outras unidades e alguns deles tiverem uma classificação inferior à de outras unidades não faz qualquer sentido dizer que irão manter o seu estatuto e ganhar por portas travessas o financiamento que perderam devido a essa baixa classificação. O MCTES via FCT até pode decidir beneficiar de forma razoável unidades que tenham um desempenho extraordinário, pois ao contrário do que muitos pensam o esforço merece ser devidamente recompensado, aquilo que não pode é dizer à partida que quem já foi muito beneficiado no passado irá continuar a sê-lo independentemente do resultado da avaliação. O actual MCTES fez em mal em recusar a anterior avaliação quando mais não fosse porque assim criou um perigoso precedente que irá permitir a um eventual futuro Governo utilizá-lo estratégicamente para também poder rejeitar a presente avaliação ou outra de forma discricionária. Um país que dificilmente consegue atrair reputados investigadores dificilmente se pode dar ao luxo de perder os poucos que ainda têm devido a um quadro de permanente instabilidade. Assim sendo convém que a avaliação que agora se vai iniciar seja cristalina e absolutamente inatacável. Como é por demais evidente a comunidade científica precisa e merece regras estáveis e não pode por isso estar sujeita aos humores de nenhum Governo, este ou qualquer outro. Não que a comunidade científica se arrogue um estatuto acima daquele legitimado pela vontade popular mas porque é a última depositária de importantes valores que sustentam a República e que (alguma) classe política que está no Parlamento menos para servir e mais para se servir a si própria, há muito esqueceu e ou até renegou.
quarta-feira, 21 de junho de 2023
Definitivamente não subscrevo esta recente opinião do Reitor da Universidade do Minho
terça-feira, 20 de junho de 2023
A estrepitosa líder dos advogados descamisados e famintos
segunda-feira, 19 de junho de 2023
ChatGPT is unaware of the correlation between fasting and compassion, as proven in a study published in the New England Journal of Medicine
O artigo mais interessante do jornal Público de hoje e a relação entre jejum e compaixão
sábado, 17 de junho de 2023
"What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education"
Still following the previous post in the link above of June 10th, about the Top 10 countries that have already produced more Scopus-indexed publications on ChatGPT, its worth reading one of the last of these publications, by a team of several researchers from several countries, with the curious title "What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education" that was published in the journal Smart Learning Environments https://slejournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40561-023-00237-x#Sec32
quinta-feira, 15 de junho de 2023
Um agradecimento muitíssimo insuficiente
ChatGPT: Diabo ou anjo da guarda ?
terça-feira, 13 de junho de 2023
ChatGPT "ensina" como projectar um betão capaz de durar 1000 anos
Cimento: Utilize um cimento de alta resistência, como o cimento Portland de classe 52,5 ou um cimento com adições pozolânicas, como a cinza volante ou sílica ativa. Esses tipos de cimento são conhecidos por proporcionar resistência superior.
Agregados: Utilize agregados reciclados de alta qualidade e durabilidade, que sejam resistentes às condições químicas agressivas. Certifique-se de que os agregados reciclados sejam bem processados, limpos e estejam livres de impurezas que possam prejudicar a durabilidade do betão.
Relação água-cimento: Para alcançar uma alta resistência à compressão, é recomendável utilizar uma relação água-cimento baixa, normalmente entre 0,25 e 0,35. Essa proporção reduzirá a porosidade e melhorará a resistência do betão.
Aditivos: Adicione aditivos que melhorem a resistência química e a durabilidade do betão. Por exemplo, aditivos plastificantes de alta resistência, aditivos redutores de permeabilidade e aditivos impermeabilizantes podem ser utilizados para aumentar a durabilidade e a resistência às condições químicas agressivas.
Cura: É fundamental realizar uma cura adequada para maximizar a resistência e a durabilidade do betão. Certifique-se de seguir um regime de cura apropriado, considerando a temperatura de -2 graus Celsius. Isso pode incluir o uso de isolamento térmico e coberturas para proteger o betão do congelamento durante o período de cura.
É importante ressaltar que a obtenção de uma resistência à compressão de 100 MPa e uma vida útil de 1000 anos é um desafio significativo. Portanto, é recomendável consultar especialistas em betão, engenheiros civis e realizar testes de laboratório para otimizar a composição e garantir a durabilidade desejada.
ChatGPT teaches how to design a concrete capable of lasting 1000 years
- Cement: Use a high-strength cement such as grade 52.5 Portland cement or a cement with pozzolanic additions such as fly ash or silica fume. These types of cement are known to provide superior strength.
- Aggregates: Use high quality, durable recycled aggregates that are resistant to aggressive chemical conditions. Make sure that recycled aggregates are well processed, clean and free of impurities that could impair the durability of the concrete.
- Water-cement ratio: To achieve high compressive strength, it is recommended to use a low water-cement ratio, normally between 0.25 and 0.35. This proportion will reduce the porosity and improve the strength of the concrete.
- Additives: Add additives that improve the chemical resistance and durability of the concrete. For example, high strength plasticizer additives, permeability reducing additives and waterproofing additives can be used to increase durability and resistance to aggressive chemical conditions.
- Curing: Proper curing is essential to maximize the strength and durability of the concrete. Be sure to follow an appropriate curing regimen considering the -2 degrees Celsius temperature. This may include the use of thermal insulation and coatings to protect the concrete from freezing during the curing period.
segunda-feira, 12 de junho de 2023
PSD - Partido Só Demagogia (a favor das coutadas de negócio)
domingo, 11 de junho de 2023
Conhecidos professores universitários "apanhados em falcatruas" - Parte 2
AI gold rush and the Top 10 countries with more Scopus publications about ChatGPT
- United States - 181 publications
- United Kingdom - 54
- India - 53
- China - 43
- Australia - 38
- Germany - 28
- Italy - 26
- Canada - 22
- France - 17
- South Korea - 17
sábado, 10 de junho de 2023
Antes populista que socialista
Portugal abaixo do Camboja, do Paquistão e da Nigéria, no número de publicações académicas sobre o ChatGPT
- United States - 181 publicações indexadas na Scopus
- United Kingdom - 54
- India - 53
- China - 43
- Australia - 38
- Germany - 28
- Italy - 26
- Canada - 22
- France - 17
- South Korea - 17
- Switzerland - 17
- United Arab Emirates - 14
- Brazil - 12
- Japan - 12
- Spain - 12
- Netherlands - 11
- Ireland - 9
- Nigeria - 9
- Singapore - 9
- Turkey - 9
- Austria - 8
- Denmark - 8
- Hong Kong - 8
- Israel - 8
- Saudi Arabia - 8
- Belgium - 7
- Cambodia - 7
- Jordan - 7
- Pakistan - 7
- Oman - 6
- Sweden - 6
- Taiwan - 6
- New Zealand - 5
- Croatia - 4
- Czech Republic - 4
- Poland - 4
- Slovakia - 4
- South Africa - 4
- Argentina - 3
- Egypt - 3
- Greece - 3
- Iraq - 3
- Malaysia - 3
- Portugal - 3
sexta-feira, 9 de junho de 2023
Conhecido Catedrático de Direito de Coimbra equipara advogados a taxistas
Contudo não tem aqueles qualquer razão na sua lamentação, porque serem equiparados a taxistas é afinal um grande elogio (e ao mesmo tempo um desprestigio para os taxistas), porque se é verdade que alguns Portugueses já foram vitimas da ganância de alguns taxistas (uma percentagem que deve ser inferior a 0.1%) também não é menos verdade que um número muitíssimo maior de Portugueses, milhões, já foram prejudicados pela acção de muitos advogados, que já deviam ter sido proibidos de exercer essa profissão e infelizmente só ainda não o foram porque a referida Ordem dos Advogados não consegue (como era suposto) dar resposta a milhares de processos disciplinares atrasados, mas principalmente pela acçáo altamente lesiva dos advogados-deputados, que aprovaram leis que contribuem para a impunidade dos corruptos, que há muito empobrecem este país https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/02/revista-sabado-revela-como-mais-uma-vez.html
E sobre leis altamente lesivas aprovadas pelos advogados-deputados, é pertinente relembrar aquilo que esta semana aparece escrito na página 41 da última edição da revista Sábado, pelo corajoso Director Geral Adjunto Eduardo Dâmaso, não só sobre deputados que prometiam fazer leis à medida "Por 200 mil contos faço a lei à medida do seu projecto" mas também sobre a incompetente redacção da lei sobre tráfico de influências, que afirma ele "tornou impossível a investigação de qualquer caso".
PS - A Bastonária/Sindicalista da Ordem dos Advogados, é a mesma que disse sem se rir, que 35.000 advogados não é um número excessivo para um país de 10 milhões (um rácio de 350 advogados/cem mil pessoas) muito embora os ricos países do Norte da Europa, possuam muito menos advogados do que Portugal (a Finlândia possui 4 vezes menos e a Suécia possui 5 vezes menos por cada cem mil pessoas). E o excesso de advogados em Portugal não é certamente alheio ao facto do nosso país ser, como ontem se ficou novamente a saber, um dos países europeus onde os processos em tribunal demoram mais tempo, pois como é sabido quantos mais recursos os advogados interpuserem mais recebem, só os advogados do Isaltino Morais apresentaram 44 recursos, pelos quais aquele pagou mais de 100.000 euros só em taxas de justiça, significando isso que ele terá gasto muitíssimo mais com os seus advogados. Também de certeza que a Bastonária/Sindicalista nunca deve ter ouvido falar de um catedrático de economia da universidade do Texas (doutorado pelo MIT), que analisou a evolução do PIB de 54 países durante 25 anos, e concluiu que há um aumento do PIB com o aumento do número de advogados até ao valor de 23 advogados por cada mil trabalhadores de serviços (white collar workers) porém quando o número de advogados excede esse valor óptimo o excesso de advogados passa a contribuir para o empobrecimento desse país. https://www.cambridge.org/core/journals/law-and-social-inquiry/article/abs/optimum-number-of-lawyers-a-reply-to-epp/B40D7615EB95D49E29E2D435282BCAB0